Stakeholder Strategizing: uma Proposta de Investigação de Práticas de Responsabilidade Social e Relacionamento Comunitário
Mots-clés :
responsabilidade social, estratégia, prática social.Résumé
Este ensaio teórico argumenta a favor do desenvolvimento de pesquisa acadêmica na área de estratégia que privilegie a compreensão das práticas de estrategistas de empresas junto ao stakeholder comunidade, em resposta à convocação dos autores favoráveis ao estudo da estratégia como uma prática social. O foco sobre as estratégias de relacionamento comunitário atende à necessidade de debater criticamente a crescente aproximação da área de estratégia à temática da responsabilidade social como forma de recuperar a legitimidade da primeira. O arcabouço teórico construído no ensaio tem, como fundamento, a Teoria da Estruturação, uma vez que esta permite compreender a interação social na qual se desenrolam as estratégias empresariais de relacionamento comunitário, e lidar com a dicotomia entre estrutura e agência, tão frequente em estudos na área de estratégia.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.