Stakeholder Strategizing: uma Proposta de Investigação de Práticas de Responsabilidade Social e Relacionamento Comunitário

Autores/as

  • Fernanda Filgueiras Sauerbronn

Palabras clave:

responsabilidade social, estratégia, prática social.

Resumen

Este ensaio teórico argumenta a favor do desenvolvimento de pesquisa acadêmica na área de estratégia que privilegie a compreensão das práticas de estrategistas de empresas junto ao stakeholder comunidade, em resposta à convocação dos autores favoráveis ao estudo da estratégia como uma prática social. O foco sobre as estratégias de relacionamento comunitário atende à necessidade de debater criticamente a crescente aproximação da área de estratégia à temática da responsabilidade social como forma de recuperar a legitimidade da primeira. O arcabouço teórico construí­do no ensaio tem, como fundamento, a Teoria da Estruturação, uma vez que esta permite compreender a interação social na qual se desenrolam as estratégias empresariais de relacionamento comunitário, e lidar com a dicotomia entre estrutura e agência, tão frequente em estudos na área de estratégia.

Publicado

2011-08-12

Cómo citar

Filgueiras Sauerbronn, F. (2011). Stakeholder Strategizing: uma Proposta de Investigação de Práticas de Responsabilidade Social e Relacionamento Comunitário. Revista ADM.MADE, 15(1), 38–55. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/130

Número

Sección

Artigos