Trabalho Precário ou Decente? Interpretação dos Empreendedores Gastronômicos à Luz do Macromarketing
Mots-clés :
Macromarketing, Sistemas de Marketing, Trabalho precário, Trabalho decente, Entregadores de alimentos, Empreendedores gastronômicos.Résumé
A partir da perspectiva do macromarketing, analisamos os impactos das atividades mercadológicas na realidade laboral dos entregadores de aplicativos no sistema de marketing. Foram realizadas entrevistas com doze empreendedores gastronômicos com o objetivo de analisar as visões desses sujeitos acerca dos modelos de contratação do sistema de entrega de alimento intermediado por empresas de aplicativos, e dos impactos causados por estes arranjos. A pesquisa identificou uma visão majoritária que reconhece a hegemonia dos aplicativos e que isso gera diversos desequilíbrios dentro do sistema de entregas, mas os empreendedores não se enxergam como responsáveis pela promoção do trabalho decente dentro do sistema de marketing. Os empreendedores gastronômicos que adotam o modelo alternativo são os sujeitos que mais demonstraram preocupação com a realidade dos entregadores e reconheceram que a precarização do trabalho é um dos elementos mais visíveis no mau funcionamento do sistema de marketing de entregas.
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