Trabalho Precário ou Decente? Interpretação dos Empreendedores Gastronômicos à Luz do Macromarketing

Autores/as

  • Cleber dos Santos Reis Unigranrio
  • Denise Franca Barros Unigranrio

Palabras clave:

Macromarketing, Sistemas de Marketing, Trabalho precário, Trabalho decente, Entregadores de alimentos, Empreendedores gastronômicos.

Resumen

A partir da perspectiva do macromarketing, analisamos os impactos das atividades mercadológicas na realidade laboral dos entregadores de aplicativos no sistema de marketing. Foram realizadas entrevistas com doze empreendedores gastronômicos com o objetivo de analisar as visões desses sujeitos acerca dos modelos de contratação do sistema de entrega de alimento intermediado por empresas de aplicativos, e dos impactos causados por estes arranjos. A pesquisa identificou uma visão majoritária que reconhece a hegemonia dos aplicativos e que isso gera diversos desequilí­brios dentro do sistema de entregas, mas os empreendedores não se enxergam como responsáveis pela promoção do trabalho decente dentro do sistema de marketing. Os empreendedores gastronômicos que adotam o modelo alternativo são os sujeitos que mais demonstraram preocupação com a realidade dos entregadores e reconheceram que a precarização do trabalho é um dos elementos mais visí­veis no mau funcionamento do sistema de marketing de entregas.


Publicado

2023-04-03

Cómo citar

Reis, C. dos S., & Barros, D. F. (2023). Trabalho Precário ou Decente? Interpretação dos Empreendedores Gastronômicos à Luz do Macromarketing. Revista ADM.MADE, 26(2). Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/10943

Número

Sección

Novas Abordagens em Marketing