Evidenciação de Ativos Intangí­veis nas Empresas Industriais mais Inovadoras Segundo Classificação do Índice Brasil de Inovação (IBI)

Autores/as

  • Amanda Venâncio Ferreira dos Santos Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Cíntia Gonçalves Ximenes Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Alessandra Vasconcelos Gallon Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Márcia Martins Mendes De Luca Universidade Federal do Ceará - UFC

Palabras clave:

ativos intangí­veis, evidenciação contábil, indústrias inovadoras.

Resumen

Este estudo objetiva verificar a evidenciação dos ativos intangí­veis nas empresas industriais mais inovadoras, segundo o Índice Brasil de Inovação (IBI), listadas na BM&FBovespa, diante da Deliberação CVM nº 553/2008, que aprova e torna obrigatória, para as companhias abertas, a aplicação do Pronunciamento Técnico CPC 04 a partir de 2008, alterado pelo CPC 04 (R1). Estudo descritivo com abordagem qualitativa foi realizado, utilizando-se a pesquisa documental. Os dados foram levantados por meio de um checklist, conforme as disposições de evidenciação do CPC 04, e analisados com a aplicação da análise de conteúdo das Demonstrações Financeiras Padronizadas de 2007, 2008 e 2009 das companhias abertas industriais mais inovadoras, segundo os agrupamentos setoriais do IBI. Os resultados obtidos possibilitaram verificar que todas as empresas analisadas divulgaram informações sobre ativos intangí­veis em suas demonstrações contábeis, sendo as notas explicativas o canal mais utilizado para a divulgação, guardando sintonia com os preceitos do CPC 04; e, também, que a partir do seu primeiro ano de adoção, melhorou a divulgação dos ativos intangí­veis nas demonstrações contábeis das empresas, indicando a eficácia da introdução do mecanismo regulatório. 

Publicado

2012-10-02

Cómo citar

dos Santos, A. V. F., Ximenes, C. G., Gallon, A. V., & De Luca, M. M. M. (2012). Evidenciação de Ativos Intangí­veis nas Empresas Industriais mais Inovadoras Segundo Classificação do Índice Brasil de Inovação (IBI). Revista ADM.MADE, 16(1), 1–23. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/401

Número

Sección

Artigos