Apontamentos sobre a Tradição Cultural do Ensino e do Aprendizado no Curso de Direito Brasileiro

Autores

  • Hector Luiz Martins Figueira Universidade Veiga de Almeida

Resumo

Este artigo parte da análise da cultura bacharelesca nos cursos jurí­dicos brasileiros. De um lado, verificar-se-á a forma como o conhecimento jurí­dico é concebido historicamente, construí­do e reproduzido atualmente por professores na universidade. De outro, serão apreciadas as éticas distintas presentes no ensino e na prática das atividades judiciárias. A metodologia de pesquisa é a etnografia, com descrição de dados qualitativos, a partir da impressão dos atores do campo jurí­dico educacional. Neste contexto, percebeu-se a presença de hierarquias dentro do ensino. Ora includentes, ora excludentes. Ainda, nota-se uma demanda por reconhecimento através da cultura de certificação, promovida por algumas universidades.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Figueira, H. L. M. (2021). Apontamentos sobre a Tradição Cultural do Ensino e do Aprendizado no Curso de Direito Brasileiro. Juris Poiesis - Qualis B1, 24(34), 1005–1024. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/jurispoiesis/article/view/9657

Edição

Seção

Seção Especial