O aprendizado na prática e as práticas de aprendizado: A formação inicial dos magistrados da Justiça do Trabalho

Autores

  • Pedro Heitor Barros Geraldo Universidade Federal Fluminense
  • Lucia Lambert de Passos Ramos Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este artigo coteja duas experiências de pesquisa acerca da socialização profissional de Juí­zes em contextos institucionais distintos, o brasileiro e o francês. A comparação auxilia na compreensão das formas de aprendizado do trabalho prático nesses dois contextos de trabalho. A descrição dos contextos de socialização permite compreender os diferentes significados que podem ser dados ao aprendizado das práticas profissionais entre os magistrados. A comparação sugere que aprender no trabalho envolve aprender com as consequências dos erros praticados, diferentemente da prática do aprender na prática. Nesse contexto, o erro é publicamente performado e coletivamente escrutinado pelos colegas não produzindo consequências negativas para o profissional e para sua reputação no Tribunal.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Barros Geraldo, P. H., & Ramos, L. L. de P. (2021). O aprendizado na prática e as práticas de aprendizado: A formação inicial dos magistrados da Justiça do Trabalho. Juris Poiesis - Qualis B1, 24(34), 980–1004. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/jurispoiesis/article/view/9656

Edição

Seção

Seção Especial