Compreensão do Desenvolvimento na era do Ultraliberalismo: uma visão conceitual e crítica para realização dos valores Constitucionais
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o real significado de desenvolvimento dentro de um contexto de avanço mundial do ultraliberalismo e como essa corrente de pensamento influencia toda uma compreensão do que seria desenvolvimento. Parte-se do pressuposto que crescimento econômico não é desenvolvimento, assim pretende-se sob uma perspectiva dialética criticar a noção de desenvolvimento na concepção liberal e assim construir alternativas para um Estado de Bem-Estar social do qual seja possível um desenvolvimento humano, social e ambiental. Ocorre que houve um avanço do neoconservadorismo nos anos 2010 sob a influências do ultraliberalismo na política brasileira, caracterizada pelo conservadorismo moral e pelo viés ultraliberal na economia. Assim, entrou na pauta do atual governo, uma nova gestão pública a qual a ordem seria a desregulamentação e a privatização. A essa situação, questiona-se: que tipo de desenvolvimento o Brasil deveria adotar? O Estado brasileiro deve se basear em que tipo de racionalidade para executar suas ações? Os resultados demonstram que a visão de desenvolvimento de viés ultraliberal resta prejudicada, pois não consegue resolver problemas estruturais numa sociedade marcada pela extrema desigualdade como o caso brasileiro. Conclui-se que a concepção de desenvolvimento deve ser encarada de maneira bem mais ampla, dentro de um real contexto de Estado de Bem-Estar social fundamentado numa racionalidade solidária e de efetivação dos direitos sociais contidos na Constituição Federal de 1988.Downloads
Publicado
2020-12-10
Como Citar
Araújo, J. M. de, & Norat, R. C. (2020). Compreensão do Desenvolvimento na era do Ultraliberalismo: uma visão conceitual e crítica para realização dos valores Constitucionais. Juris Poiesis - Qualis B1, 23(33), 163–182. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/jurispoiesis/article/view/9324
Edição
Seção
Artigos
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