SENHORA DO MEU DESTINO, CAPITÃ DE MINHA ALMA: A IGUALDADE DE GÊNEROS SOB A PERSPECTIVA DAS CAPACIDADES DE AMARTYA SEN

Autores

  • Hilda Helena Soares Bentes Universidade Católica de Petrópolis
  • Diego Machado Monnerat Universidade Católica de Petrópolis

Palavras-chave:

Igualdade de gêneros, capacidades, Amartya Sen.

Resumo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo acompanhar a clausura da mulher ainda verificada na sociedade contemporânea e os efeitos nefastos da ausência de autonomia, ou seja, na condição de agentes de suas próprias vidas e aborda a situação da desigualdade de gênero a partir da teoria das capacidades de Amartya Sen, que concentra seu estudo nas oportunidades reais que as pessoas podem obter por suas próprias forças e, no caso em discussão, com relação a mulheres em plenas condições de atuarem como agentes de sua existência.

Palavras-chave: Igualdade de gêneros; capacidades; Amartya Sen.

 

Abstract

This article aims to discuss women´s cloister still present in the contemporary society and the adverse effects of this lack of autonomy, that is, considered as agents of their own lives. It also addresses the situation of gender inequality from Amartya Sen theory of capability who has focused his study on the real opportunities that people can get by their own forces and in the case under discussion, with respect to women fully able to act as agents of their existence.

Keywords: Gender equality; capabilities; Amartya Sen.

Biografia do Autor

Hilda Helena Soares Bentes, Universidade Católica de Petrópolis

Doutorado em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (2000), e Mestrado em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professora adjunta da Universidade Católica de Petrópolis - UCP, integrante do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado), atuando principalmente na pesquisa dos seguintes temas: justiça, direito natural, direito e moral, filosofia do direito, direito e literatura, direitos humanos. Lí­der do Grupo de Pesquisa Fundamentos da Justiça e dos Direitos Humanos - CNPq, e Coordenadora dos Projetos de Pesquisa Justiça, Educação, Direitos Humanos, e Direitos Humanos e Literatura: alteridade e identidade narrativa na visão de Paul Ricoeur. Orientadora.

Diego Machado Monnerat, Universidade Católica de Petrópolis

Mestrando em Direito e Graduando em Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Pesquisador nos grupos de Filosofia com a linha de pesquisa sobre "O Reconhecimento, entre a Luta e o Dom: um percurso a partir de Paul Ricoeur" - CNPq e em Direito com a linha de pesquisa "Secularismo e Direitos Humanos no Comunitarismo Contemporâneo: Charles Taylor". Bolsista CAPES. Palestrante.

Downloads

Publicado

2016-01-19

Como Citar

Bentes, H. H. S., & Monnerat, D. M. (2016). SENHORA DO MEU DESTINO, CAPITÃ DE MINHA ALMA: A IGUALDADE DE GÊNEROS SOB A PERSPECTIVA DAS CAPACIDADES DE AMARTYA SEN. Juris Poiesis - Qualis B1, 18(18), 247–272. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/jurispoiesis/article/view/1806

Edição

Seção

Artigos