"E se colocar pimenta?" Análise Semiótica da Identidade da Marca Chilli Beans

Autores

  • Viviane de Azevedo Sant'Ana Universidade do Grande Rio (Unigranrio)
  • Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa PUC-Rio

Palavras-chave:

identidade de marca, imagem de marca, semiótica, Chilli Beans.

Resumo

O presente artigo apresenta a análise da identidade da marca brasileira de acessórios de moda Chilli Beans. O estudo é baseado no modelo de identidade de marca proposto por Andrea Semprini (2010) que utiliza o ferramental teórico-metodológico da semiótica discursiva de linha francesa. O objetivo do trabalho é explicitar as aproximações e os afastamentos entre o projeto de marca concebido pelos gestores da Chilli Beans e as interpretações das manifestações da marca pelos consumidores. Os resultados do trabalho indicam que há correspondência entre a proposta e a percepção da identidade da marca, ainda que algumas manifestações especí­ficas da marca atenuem essa relação.  identificação das fragilidades que afetam essa correlação permite, aos gestores da marca, a adaptação de sua proposição de sentido, ou da maneira como apresentam suas manifestações em prol do estabelecimento de uma marca mais consistente.

Biografia do Autor

Viviane de Azevedo Sant'Ana, Universidade do Grande Rio (Unigranrio)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é tutora da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e área comercial, atuando principalmente nos seguintes temas: branding, administração, marketing, vendas, semiótica greimasiana e plano de marketing.

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa, PUC-Rio

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguí­sticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral no Institut d Études Politiques de Paris (Sciences Po, 2009/2010). Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Pesquisador das áreas de marketing, comportamento do consumidor e comunicação, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguí­stica e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios.

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Publicado

2014-03-17

Como Citar

de Azevedo Sant’Ana, V., & Grubits de Paula Pessôa, L. A. (2014). "E se colocar pimenta?" Análise Semiótica da Identidade da Marca Chilli Beans. Revista ADM.MADE, 17(3), 89–109. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/787

Edição

Seção

Artigos