"E se colocar pimenta?" Análise Semiótica da Identidade da Marca Chilli Beans

Auteurs-es

  • Viviane de Azevedo Sant'Ana Universidade do Grande Rio (Unigranrio)
  • Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa PUC-Rio

Mots-clés :

identidade de marca, imagem de marca, semiótica, Chilli Beans.

Résumé

O presente artigo apresenta a análise da identidade da marca brasileira de acessórios de moda Chilli Beans. O estudo é baseado no modelo de identidade de marca proposto por Andrea Semprini (2010) que utiliza o ferramental teórico-metodológico da semiótica discursiva de linha francesa. O objetivo do trabalho é explicitar as aproximações e os afastamentos entre o projeto de marca concebido pelos gestores da Chilli Beans e as interpretações das manifestações da marca pelos consumidores. Os resultados do trabalho indicam que há correspondência entre a proposta e a percepção da identidade da marca, ainda que algumas manifestações especí­ficas da marca atenuem essa relação.  identificação das fragilidades que afetam essa correlação permite, aos gestores da marca, a adaptação de sua proposição de sentido, ou da maneira como apresentam suas manifestações em prol do estabelecimento de uma marca mais consistente.

Bibliographies de l'auteur-e

Viviane de Azevedo Sant'Ana, Universidade do Grande Rio (Unigranrio)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é tutora da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e área comercial, atuando principalmente nos seguintes temas: branding, administração, marketing, vendas, semiótica greimasiana e plano de marketing.

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa, PUC-Rio

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguí­sticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral no Institut d Études Politiques de Paris (Sciences Po, 2009/2010). Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Pesquisador das áreas de marketing, comportamento do consumidor e comunicação, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguí­stica e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios.

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Publié-e

2014-03-17

Comment citer

de Azevedo Sant’Ana, V., & Grubits de Paula Pessôa, L. A. (2014). "E se colocar pimenta?" Análise Semiótica da Identidade da Marca Chilli Beans. Revista ADM.MADE, 17(3), 89–109. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/787

Numéro

Rubrique

Artigos