O Mercado de Luxo do Rio de Janeiro: uma Análise da Percepção das Consumidoras Cariocas

Autores

  • Jorge Brantes Ferreira PUC-Rio
  • Angilberto Sabino de Freitas Unigranrio
  • Anna Claudia Colagrossi PUC-Rio
  • Maria Luiza Carvalho PUC-Rio
  • Anna Maria Gobbo PUC-Rio

Palavras-chave:

luxo, consumo, hedonismo, eu estendido, exclusividade.

Resumo

O mercado de produtos de luxo está se tornando mais relevante no Brasil. Este trabalho tem o objetivo de estudar as consumidoras de produtos de luxo e suas principais percepções em relação a esse tipo de consumo. Para medir quais aspectos do luxo são mais importantes para o consumidor foi utilizada uma escala que avalia cinco constructos - conspicuidade, exclusividade, qualidade, hedonismo e eu estendido - em amostra de 239 consumidoras de luxo. Dentre as conclusões mais relevantes, pode-se dizer que a exclusividade e a conspicuidade dos produtos são as percepções mais importantes para as consumidoras da cidade do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Jorge Brantes Ferreira, PUC-Rio

Grduação em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio. Doutor em Administração pelo COPPEAD do Rio de Docente do programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Rio - Rio de Janeiro

Angilberto Sabino de Freitas, Unigranrio

Graduação em Engenharia de produção e Doutor em Administração pela PUC-Rio. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio.

Anna Claudia Colagrossi, PUC-Rio

Graduação em administração pela PUC-Rio

Maria Luiza Carvalho, PUC-Rio

Mestre em Administração pela PUC-Rio

Anna Maria Gobbo, PUC-Rio

Mestre em Administração pela PUC-Rio

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Publicado

2013-11-29

Como Citar

Brantes Ferreira, J., Sabino de Freitas, A., Colagrossi, A. C., Carvalho, M. L., & Gobbo, A. M. (2013). O Mercado de Luxo do Rio de Janeiro: uma Análise da Percepção das Consumidoras Cariocas. Revista ADM.MADE, 17(2), 66–84. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/734

Edição

Seção

Artigos