Internacionalização de empresas familiares de pequeno e médio porte

Autores

  • Gabriel Segalis EBAPE/FGV
  • Ana Lucia Malheiros Guedes EBAPE/FGV

Palavras-chave:

comércio internacional de serviços, teorias de internacionalização, empresas familiares, estratégias de internacionalização

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as estratégias de internacionalização de empresas familiares de pequeno e de médio portes. Para atingir o objetivo proposto relatamos brevemente a evolução do setor de serviços no mercado internacional para destacar a importância destas empresas nas últimas décadas. A seguir são apresentadas as teorias de internacionalização agrupadas em abordagens de viés econômico e abordagens de viés comportamental. Ao final, o artigo tece considerações acerca do conceito de empresa familiar no Brasil para problematizar o processo de internacionalização adotado. Concluí­mos que as empresas familiares são conservadoras e avessas ao risco, vendo a expansão internacional como decisão incerta pela falta de informações em relação ao processo e aos mercados externos. Em paralelo, faltam aptidões e conhecimentos gerenciais para administrar a entrada nos mercados internacionais.

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Publicado

2013-03-20

Como Citar

Segalis, G., & Malheiros Guedes, A. L. (2013). Internacionalização de empresas familiares de pequeno e médio porte. Revista ADM.MADE, 16(3), 103–124. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/490

Edição

Seção

Artigos