Internacionalização de empresas familiares de pequeno e médio porte

Authors

  • Gabriel Segalis EBAPE/FGV
  • Ana Lucia Malheiros Guedes EBAPE/FGV

Keywords:

comércio internacional de serviços, teorias de internacionalização, empresas familiares, estratégias de internacionalização

Abstract

O objetivo deste artigo é apresentar as estratégias de internacionalização de empresas familiares de pequeno e de médio portes. Para atingir o objetivo proposto relatamos brevemente a evolução do setor de serviços no mercado internacional para destacar a importância destas empresas nas últimas décadas. A seguir são apresentadas as teorias de internacionalização agrupadas em abordagens de viés econômico e abordagens de viés comportamental. Ao final, o artigo tece considerações acerca do conceito de empresa familiar no Brasil para problematizar o processo de internacionalização adotado. Concluí­mos que as empresas familiares são conservadoras e avessas ao risco, vendo a expansão internacional como decisão incerta pela falta de informações em relação ao processo e aos mercados externos. Em paralelo, faltam aptidões e conhecimentos gerenciais para administrar a entrada nos mercados internacionais.

Published

2013-03-20

How to Cite

Segalis, G., & Malheiros Guedes, A. L. (2013). Internacionalização de empresas familiares de pequeno e médio porte. Revista ADM.MADE, 16(3), 103–124. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/490

Issue

Section

Artigos