Utilizando os Passos da Teoria das Restrições para a Melhoria Contínua da Produção: um Estudo Aplicado a uma Fábrica de Jeans
Mots-clés :
Teoria das Restrições, melhoria contínua, cinco passos da TOC, tambor-pulmão-corda.Résumé
Este artigo apresenta o mapeamento do processo de produção de uma fábrica de jeans com potencial de incremento de produtividade. O objetivo principal foi investigar os principais problemas do seu processo produtivo utilizando as ferramentas da Teoria das Restrições (Theory of Constraints - TOC), que busca otimizar a produção de uma organização por meio da identificação das restrições do sistema, minimizando-as ou eliminando-as, e sugerir a implementação de mudanças a fim de melhorar o desempenho global da fábrica. Os resultados apontaram que a principal restrição era o excesso de erros no setor de costura ocasionado por um determinado grupo de costureiras. Sugeriu-se, então, a utilização das ferramentas citadas como forma de solução para as restrições. Agora, há a necessidade de aplicação, pela empresa, das sugestões propostas, de modo a evidenciar - ou não - a melhoria nos resultados, especialmente pela atuação direta na produção, eliminando as paradas, ainda que também pela mudança de perspectiva. A pesquisa realizada é aplicada e exploratória, e, para proceder ao levantamento descrito acima, foram realizadas entrevistas e várias visitas à fábrica.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.