Uma Abordagem sobre Métricas dos Resultados do Mix Promocional

Auteurs-es

  • Valéria Leal Marinho de A. Freundt FEA/USP
  • Edson Crescitelli FEA/USP

Mots-clés :

métricas, elementos do mix promocional, comunicação integrada de marketing.

Résumé

O presente ensaio visa a identificar, por meio de levantamento bibliográfico, as métricas utilizadas para a avaliação dos resultados dos elementos do mix promocional e a existência de métricas ou de modelos que permitam a avaliação integrada dos esforços de comunicação. Foram pesquisadas métricas relativas às ações de propaganda; marketing direto; promoção de vendas; marketing interativo/internet; relações públicas; publicidade, propaganda corporativa e venda pessoal. Apesar da relevância do tema para avaliação de resultados dos investimentos promocionais por empresas e por seus intermediários de serviços de comunicação, constatou-se não ter havido mudanças significativas nas métricas de avaliação dos resultados dos investimentos nos últimos anos, exceto para as ações de marketing interativo por envolver uma mí­dia mais recente. A despeito dos esforços de integração da estratégia de comunicação por meio da Comunicação Integrada de Marketing (CIM), não foi encontrada nenhuma métrica ou modelo que busque integrar a mensuração de todos os esforços, ou mesmo de dois elementos do mix promocional.

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Publié-e

2010-09-14

Comment citer

Leal Marinho de A. Freundt, V., & Crescitelli, E. (2010). Uma Abordagem sobre Métricas dos Resultados do Mix Promocional. Revista ADM.MADE, 14(1), 74–91. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/59

Numéro

Rubrique

Artigos