Processos de Ensino-Aprendizagem e a Sí­ndrome de Burnout: Reflexões sobre o Adoecimento do Professor e suas Consequências Didáticas

Auteurs-es

  • Jade Antunes Simões UFOP
  • Carolina Machado Saraiva Maranhão UFMG
  • Rosany Cecília de Sena UFOP

Mots-clés :

Docência, Burnout, Ensino

Résumé

O adoecimento do professor-trabalhador tem, como expressão mais frequente, a sí­ndrome de burnout. Esta sí­ndrome afeta negativamente o trabalhador, tal como o ambiente institucional. O presente trabalho tem, como objetivo, diagnosticar se há indí­cios da sí­ndrome de burnout entre os professores de uma instituição federal de ensino superior, localizada na cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais- Brasil e identificar qual o ní­vel da sí­ndrome nos docentes que participaram da pesquisa. Para tal, utilizou-se dos métodos qualitativo e quantitativo por meio de dois instrumentos de pesquisa: (1) questionário sócio-funcional e (2) o Maslach Burnout Inventory Educators Survey-ES. Após análise e interpretação dos dados, verificou-se que nenhum dos professores que participaram da pesquisa foi "diagnosticado" com a sí­ndrome, entretanto foram encontrados vestí­gios que podem levar a ela. Esses resultados vêm corroborar o fato de que se fazem necessárias reflexões sobre as condições atuais dos docentes enquanto sujeitos ao adoecimento no ambiente de ensino, uma vez que esse adoecimento atinge não só o professor como indiví­duo, mas também como parte integrante de todo um sistema de ensino-aprendizagem. 

Bibliographies de l'auteur-e

Jade Antunes Simões, UFOP

Graduada em Administração na UFOP

Carolina Machado Saraiva Maranhão, UFMG

Doutoranda em Estudos Organizacionais pelo CEPEAD/UFMG. Bolsista CAPES.

Rosany Cecília de Sena, UFOP

Graduanda em Administração

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Publié-e

2016-06-15

Comment citer

Simões, J. A., Maranhão, C. M. S., & Sena, R. C. de. (2016). Processos de Ensino-Aprendizagem e a Sí­ndrome de Burnout: Reflexões sobre o Adoecimento do Professor e suas Consequências Didáticas. Revista ADM.MADE, 19(3), 34–55. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/2178

Numéro

Rubrique

Artigos