Motivações e propósitos de funcionários participantes em Programa de Responsabilidade Social: o caso da MWM International Motores

Auteurs-es

  • Mírian Mesquita Devens FUCAPE Business School
  • Moisés Balassiano FUCAPE Business School
  • Denise Medeiros Ribeiro Salles Universidade Federal Fluminense

Mots-clés :

responsabilidade social, participação, motivação

Résumé

O presente trabalho parte da premissa de que as polí­ticas sobre responsabilidade social empresarial devem ser alinhadas às estratégias de negócio da organização, para se obterem mudanças no comportamento do funcionário que participa de projetos de responsabilidade social na organização.  Inicialmente, a pesquisa apresenta as principais abordagens sobre responsabilidade social e discute a relevância da participação dos funcionários nos projetos sociais organizacionais.  O objetivo deste estudo foi o de ampliar a compreensão sobre os principais fatores motivadores do envolvimento dos funcionários nos Programas de Responsabilidade Social patrocinados pela organização na qual estão inseridos. Buscou-se verificar, ainda, quais são as principais habilidades desenvolvidas, decorrentes de tal participação.  Para tanto, foi utilizado o estudo de caso do Projeto Formare aplicado pela MWM International Motores.  A pesquisa revelou que os funcionários que participaram do Projeto Formare buscaram, principalmente, novos desafios como forma de crescimento profissional. 

Bibliographies de l'auteur-e

Moisés Balassiano, FUCAPE Business School

Professor Associado da FUCAPE Business School. Área de Métodos Quantitativos, Análise Multivariada. Gestão de Carreiras

Denise Medeiros Ribeiro Salles, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto do Departamento de Administração da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da Universidade Federal Fluminense, na área de Comportamento Organizacional e Gestão de Resursos Humanos

Téléchargements

Publié-e

2012-07-17

Comment citer

Devens, M. M., Balassiano, M., & Salles, D. M. R. (2012). Motivações e propósitos de funcionários participantes em Programa de Responsabilidade Social: o caso da MWM International Motores. Revista ADM.MADE, 15(3), 1–20. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/187

Numéro

Rubrique

Artigos