A Institucionalização do Mercado Cultural Brasileiro: Como as Polí­ticas Públicas Influenciam a Formação e Desenvolvimento dos Mercados

Auteurs-es

  • Simone Marilia Lisboa IFSP
  • Kelen Cristina Duarte UFMG
  • Janaína Aparecida dos Santos Rodrigues IFSP

Mots-clés :

CRIAÇÃO DE MERCADOS, POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA, INSTITUCIONALIZAÇÃO.

Résumé

 

Como polí­ticas públicas influenciam o processo de formação e o desenvolvimento dos mercados? Visando responder a essa pergunta realizamos uma pesquisa historiográfica e o conceito de legitimidade da teoria Institucional para analisar o desenvolvimento do mercado cultural brasileiro. O recorte temporal foi realizado no perí­odo de 1985 até 2021, quando se inicia o processo de institucionalização do campo cultural no Brasil, a partir da criação do Ministério da Cultura (MinC). A metodologia adotada foi a qualitativa longitudinal por meio da coleta de dados secundários e entrevistas. Identificamos perí­odos distintos marcados por ações de Polí­ticas Públicas de Cultura (PPC) que os definem, que são: 1) Fase inicial (1985- 1994); 2) Cultura é um bom negócio (1995-2002); 3) Interiorização do Acesso (2003-2016); e 4) Desmonte (2016-2021). Cada um destes perí­odos revela um instrumento de PP definidor de sua caracterí­stica, as consequências em termos de agentes participantes do contexto e seu reflexo no desenvolvimento do mercado cultural no Brasil.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Simone Marilia Lisboa, IFSP

Administradora, Mestre em Marketing e Doutora em Organizações/Polí­ticas Públicas

Kelen Cristina Duarte, UFMG

Administradora, mestre em marketing e Doutoranda em Marketing.

Janaína Aparecida dos Santos Rodrigues, IFSP

Graduanda em Administração

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Publié-e

2023-04-03

Comment citer

Lisboa, S. M., Duarte, K. C., & Rodrigues, J. A. dos S. (2023). A Institucionalização do Mercado Cultural Brasileiro: Como as Polí­ticas Públicas Influenciam a Formação e Desenvolvimento dos Mercados. Revista ADM.MADE, 26(2). Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/10927

Numéro

Rubrique

Novas Abordagens em Marketing