Personalidade de Marca: um Estudo da Percepção dos Consumidores da Eny Comércio de Calçados

Autores/as

  • Luciana Flores Battistella UFSM
  • Roberto Schoproni Bichueti UFSM
  • Marcia Zampieri Grohmann UFSM

Palabras clave:

marketing, marcas, personalidade de marca.

Resumen

Este estudo tem como objetivo identificar a personalidade da marca Eny Calçados, na opinião dos seus consumidores da cidade de Santa Maria (RS). Os clientes avaliam, de acordo com suas percepções, a personalidade da marca, associando caracterí­sticas humanas a ela. O modelo teórico utilizado neste estudo foi desenvolvido por Aaker (1997) e adaptado ao contexto brasileiro por Muniz (2005). Assim, o perfil da marca divide-se em cinco dimensões: Credibilidade, Diversão, Audácia, Sofisticação e Sensibilidade. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, na forma de levantamento, realizada com amostra composta por 420 consumidores, obtida nas oito lojas da empresa naquela cidade. A partir desses dados, realizou-se análise quantitativa, identificando a personalidade da marca Eny Calçados. Para os clientes, a dimensão de maior expressão, no perfil da marca Eny Calçados, é a Credibilidade, seguida das dimensões Audácia e Sofisticação em um patamar intermediário. Na opinião dos consumidores, Sensibilidade e Diversão completam o perfil, com médias mais baixas. A partir disso, foi possí­vel identificar a relação dos resultados com o perfil dos respondentes e com as médias obtidas em cada uma das oito lojas Eny, em Santa Maria (RS).

Biografía del autor/a

Luciana Flores Battistella, UFSM

Professora Doutora do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Roberto Schoproni Bichueti, UFSM

Administrador formado pela Universidade Federal de Santa Maria

Proprietário da Creative

Marcia Zampieri Grohmann, UFSM

Professora Doutora do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Publicado

2011-08-12

Cómo citar

Battistella, L. F., Bichueti, R. S., & Grohmann, M. Z. (2011). Personalidade de Marca: um Estudo da Percepção dos Consumidores da Eny Comércio de Calçados. Revista ADM.MADE, 15(1), 56–74. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/73

Número

Sección

Artigos