Word of Mouth e Engajamento: Publicações da Marca Coca-Cola no Facebook e Reações de Seguidores

Autores/as

  • Roberta Dias Campos Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ
  • Hugo Girão Pinto Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ

Palabras clave:

marca, Coca-Cola, engajamento, word-of-mouth, fanpage.

Resumen

 

Dentro do ambiente cada vez dinâmico das redes sociais, as marcas tornam-se mais abertas à relação com consumidores, dando a eles espaço e conteúdo para interação. Nesse sentido, o consumidor pode, além de se engajar com as mensagens produzidas pela marca, expressar seus próprios discursos relacionados às publicações delas. Utilizando a teoria de engajamento de marca e a de Marketing word-of-mouth (WOM), o presente trabalho busca analisar a relação entre marcas e usuários por meio de publicações e de comentários feitos na fanpage da marca Coca-Cola, escolhida por ser a maior fanpage de bens de consumo do Brasil. A partir de análise netnográfica, foi possí­vel perceber que a marca adotava, como estratégia, o uso de dois padrões narrativos em suas mensagens: brand centric e event centric. Esses dois padrões implicavam, por sua vez, reações especí­ficas por parte dos consumidores.

 

Biografía del autor/a

Roberta Dias Campos, Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Ciências Humanas e Sociais - Paris V - René Descartes - Sorbonne (2004), doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Sciences humaines et sociales - Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo, comportamento, pesquisa qualitativa, beleza, método dos itinerários, consumo alimentar, marcas e cultural branding.

Hugo Girão Pinto, Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil(2012)
Mestre pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro , Brasil

Publicado

2020-02-19

Cómo citar

Campos, R. D., & Pinto, H. G. (2020). Word of Mouth e Engajamento: Publicações da Marca Coca-Cola no Facebook e Reações de Seguidores. Revista ADM.MADE, 23(3), 59–69. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/6113

Número

Sección

Artigos