A Transição da Folha de São Paulo do Ambiente Off-line para o On-line: um Desafio de Gestão de Marca

Autores/as

  • Luciana Azevedo Pereira PUC-Rio
  • Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa PUC-Rio

Palabras clave:

Folha de São Paulo, Gestão de marca, Identidade de marca, Interações, Semiótica.

Resumen

O desenvolvimento da internet e as inovações tecnológicas permitiram o surgimento de novas formas de comunicação e causaram impactos na produção e disseminação de informação pelos veí­culos de comunicação. Tais mudanças impactam a marca de um veí­culo de comunicação no momento de sua expansão para o ambiente on-line, em especial para as redes sociais, e as interações com seus leitores, gerando um desafio gerencial para essa marca. Neste contexto, o presente trabalho investiga se existe convergência entre o projeto de marca proposto pelo jornal Folha de S. Paulo e três manifestações fundamentais da marca: a versão impressa (off-line), o website e o perfil no Facebook (on-line). O estudo utiliza modelo de projeto e de manifestação de identidade de marca e as ferramentas teórico-metodológicas da semiótica discursiva de linha francesa para a análise das manifestações da marca. A fim de aprofundar a compreensão das interações que se dão entre a Folha de S. Paulo e os seus consumidores-leitores, recorre-se a modelo segundo o qual as interações podem se inserir em quatro regimes: programação, manipulação, ajustamento e acidente. Os resultados da análise sugerem que há convergência entre o projeto de marca e manifestações estudadas. No entanto, o percurso do ambiente off-line para o on-line pode gerar novos significados para a marca, impactando sua relação com o consumidor, uma vez que sofrem alterações os temas publicados, a linguagem utilizada e, especialmente, as formas de interação entre veí­culo de comunicação e leitores.

Biografía del autor/a

Luciana Azevedo Pereira, PUC-Rio

Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela PUC-Rio. Atualmente coordena a Assessoria de Imprensa da Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro e dá aulas na graduação em Comunicação Social. Experiência em comunicação, atuando principalmente em assessoria de imprensa, treinamento de mí­dia e gerenciamento de crise de comunicação. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela PUC-Rio em 2000. Especialização em Marketing na PUC-Rio em 2012, com dupla diplomação em Gestão Internacional na Université Pierre-Mendí¨s, na França.

Publicado

2018-08-15

Cómo citar

Pereira, L. A., & Pessôa, L. A. G. de P. (2018). A Transição da Folha de São Paulo do Ambiente Off-line para o On-line: um Desafio de Gestão de Marca. Revista ADM.MADE, 22(1), 15–33. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/4102

Número

Sección

Artigos