Perfil de Consumidores de Calçados de Couro: um Estudo de Segmentos de Mercado

Autores/as

  • Dario de Oliveira Lima-Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Celio Koltermann Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Filipe Quevedo-Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Leidy Diana de Souza de Oliveira Universidade de Brasí­lia
  • Eluiza Alberto de Morais Watanabe Universidade de Brasí­lia

Palabras clave:

Marketing, Comportamento do consumidor, Segmentação, Analise de clusters, Modelo de Wiersema.

Resumen

Este trabalho teve como objetivo analisar o perfil dos consumidores de calçados de couro. Considerando um modelo de segmentação em termos especí­ficos, este estudo busca verificar sua adequabilidade ao contexto brasileiro; e identificar possí­veis segmentos de mercado. Para tanto, conduziu-se um estudo quantitativo-descritivo junto a 418 consumidores de calçados de couro, moradores da zona urbana da cidade de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul. Para analisar os dados, utilizou-se análise fatorial exploratória e análise de cluster. Os resultados revelaram a formação de oito fatores referentes ao comportamento de compra: Inovador, Inseguro, Conservador, Decidido, Auto-confiante, Indeciso, Apreciador e Fácil escolha. Além disso, foram identificados sete segmentos de mercado distintos em hábitos e preferências: Inovadores (13,9%), Profissionais (15,3%), Dissonantes (8,8%), Inseguros (17,2%), Seguros (15,1%), Práticos e objetivos (18,6%) e Conservadores (11%). O estudo traz contribuição gerencial, a partir do momento em que identifica perfis distintos de consumidores de calçados, indicando para as empresas possí­veis estratégias de mercado. Também contribui academicamente ao aplicar um modelo de segmentação, encontrando resultados interessantes para o contexto brasileiro. 

Biografía del autor/a

Dario de Oliveira Lima-Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Administrador. Doutor em Administração pela FGV-SP. Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordena diversos projetos de pesquisafinanciados pelo CNPq e pela FINEP.

Celio Koltermann, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Administrador. Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Filipe Quevedo-Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Administrador. Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Leidy Diana de Souza de Oliveira, Universidade de Brasí­lia

Administradora. Mestre em administração Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2010). Doutoranda em Economia pela Universidade de Brasí­lia.

Eluiza Alberto de Morais Watanabe, Universidade de Brasí­lia

Administradora. Mestre em administração Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2010). Doutoranda em Administração pela Universidade de Brasí­lia.

Publicado

2012-10-02

Cómo citar

Lima-Filho, D. de O., Koltermann, C., Quevedo-Silva, F., Oliveira, L. D. de S. de, & Watanabe, E. A. de M. (2012). Perfil de Consumidores de Calçados de Couro: um Estudo de Segmentos de Mercado. Revista ADM.MADE, 16(1), 69–85. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/402

Número

Sección

Artigos