O QUE CLAMAM AS VOZES DOS PESQUISADORES E SOBRE O QUE ELAS SE CALAM AO ABORDAREM O ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL?

Autores/as

  • Larissa Medianeira Bolzan UFRGS e ULISBOA
  • Elaine Di Diego Antunes UFRGS

Palabras clave:

Ensino em Administração, Investigações, Mudanças no Ensino em Administração

Resumen

Esta pesquisa pretende compreender o que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o tema Ensino em Administração. Assim, foi feito um levantamento bibliográfico sobre tal tema nos eventos EnANPAD, EnEPQ e na Revista Administração: Ensino e Pesquisa, no perí­odo entre 2010 e 2015. Para analisar os dados, foi utilizado Análise de Conteúdo. Como resultado, as vozes clamaram pela dialogicidade, pela interdisciplinaridade, pela integração das tecnologias de informação no ambiente formal de ensino. Foi observado também que as vozes calam assuntos como o processo de construção de conhecimento e como o processo de avaliação, em especial, no que tange a ótica dos alunos. Assim, evidenciou-se necessidade de investigações acerca do Ensino Superior em Administração, em especial sobre os processo dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação.

Biografía del autor/a

Larissa Medianeira Bolzan, UFRGS e ULISBOA

Doutoranda em Administração, Linha de Pesquisa: Gestão de Pessoas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, pesquisa Ensino em Administração (Construção de Conhecimento e Processo de Avaliação). Possui experiência em: gestão de pessoas, gestão de projetos, inclusão digital e a utilização de tecnologias de informação e comunicação pelas empresas e sociedade, mapeamento e gerenciamento de processos, avaliação de sistemas de informação, comportamento do consumidor e organização de campanhas e eventos.

Elaine Di Diego Antunes, UFRGS

Concluiu graduação em Ciências Sociais (Bacharelado) pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), graduação em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é Professor Associado ní­vel IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, lecionando, orientando e pesquisando principalmente os seguintes temas: Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão internacional de Recursos Humanos e Metodologia de Pesquisa e Ensino na Administração.

Publicado

2016-06-15

Cómo citar

Bolzan, L. M., & Antunes, E. D. D. (2016). O QUE CLAMAM AS VOZES DOS PESQUISADORES E SOBRE O QUE ELAS SE CALAM AO ABORDAREM O ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL?. Revista ADM.MADE, 19(3), 77–93. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/2181

Número

Sección

Artigos