Estágio Docência: Reflexões sobre o Tornar-se Professor de Administração

Autores/as

  • Aghata Karoliny Ribeiro Gonsalves Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Priscilla Keller Pires UDESC
  • Barla Leosi Testoni
  • Karina Matheus dos Santos Faraco
  • Milton Freitas Borges

Palabras clave:

Estágio docência, Formação docente, Reflexão, Aprendizagem

Resumen

Este trabalho contempla a reflexão de um grupo de estudantes de pós-graduação em Administração de uma universidade pública do estado de Santa Catarina sobre a formação e a prática docente por eles vivenciada, em um projeto de extensão de curso complementar em Administração. No referencial teórico o artigo aborda conceitos sobre educação, sobre o papel do professor e sobre a formação docente, contextualizando o papel do estágio docente nessa trajetória formativa nos cursos de pós-graduação em Administração. Partindo da experiência vivenciada e da reflexão sobre o estágio docente por esse grupo de estudantes, o método utilizado de coleta de dados foi o grupo focal e reflexões coletivas, a partir de experiências semelhantes. Na reflexão realizada ficou evidente a importância de maiores preparo e apoio aos novos docentes, por meio de disciplinas e de cursos de docência, da necessidade de maior troca de experiências com outros docentes, da sistematização de experiências anteriores, e da necessidade de gerar mais espaços e formas de reflexões sobre as práticas docentes.

Biografía del autor/a

Aghata Karoliny Ribeiro Gonsalves, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Administração e graduada em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Priscilla Keller Pires, UDESC

Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Barla Leosi Testoni

Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Karina Matheus dos Santos Faraco

Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Milton Freitas Borges

Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Publicado

2016-06-15

Cómo citar

Gonsalves, A. K. R., Pires, P. K., Testoni, B. L., Faraco, K. M. dos S., & Borges, M. F. (2016). Estágio Docência: Reflexões sobre o Tornar-se Professor de Administração. Revista ADM.MADE, 19(3), 56–76. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/2180

Número

Sección

Artigos