Possibilidades e Desafios para Uma Abordagem Andragógica no Ensino em Administração e Contabilidade

Autores/as

  • David Silva Franco UFMG
  • Kely Cesar Martins de Paiva UFMG
  • Stefânia de Castro Helmold UFMG

Palabras clave:

Andragogia, Pedagogia Tradicional, Administração, Contabilidade, Ensino Superior

Resumen

A andragogia é uma abordagem teórico-metodológica voltada para a educação de adultos, e estabelece que esse público adquire novos conhecimentos incorporando-os aos saberes práticos, de forma autônoma, participativa e a partir do compartilhamento de experiências. Já quando se trata da pedagogia tradicional, seu modelo mais comum institui uma hierarquia de conhecimentos e autoridade do professor sobre o aluno, cabendo a esse último o papel passivo de absorção das informações passadas. O presente estudo objetiva descrever e analisar a concordância de estudantes de Administração e de Contabilidade sobre pressupostos da andragogia e da pedagogia tradicional, bem como a percepção sobre qual dessas formas de ensino-aprendizagem se manifesta mais proeminentemente na instituição onde estudam. Os resultados indicaram que, embora os alunos apresentem concordância maior com os pressupostos da andragogia, o ensino que vivenciam na educação superior ainda apresenta caracterí­sticas mais marcantes da pedagogia tradicional. Esse quadro instiga reflexões a respeito das possibilidades e desafios para adoção de uma prática andragógica no ensino superior.

Biografía del autor/a

David Silva Franco, UFMG

Doutorando e mestre em Administração pela FACE/UFMG.

Kely Cesar Martins de Paiva, UFMG

Profa. Dra. no Departamento de Administração da FACE/UFMG.

Stefânia de Castro Helmold, UFMG

Graduanda e bolsista PIBIC no Departamento de Administração da FACE/UFMG.

Publicado

2016-06-15

Cómo citar

Franco, D. S., Paiva, K. C. M. de, & Helmold, S. de C. (2016). Possibilidades e Desafios para Uma Abordagem Andragógica no Ensino em Administração e Contabilidade. Revista ADM.MADE, 19(3), 16–33. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/2177

Número

Sección

Artigos