Discurso, Experiência de Trabalho e Formação Empreendedora: Um Estudo sobre a Empresa Junior PUC-Rio.
Palabras clave:
Empresa Júnior, empreendedorismo, formação empreendedora, universidades, discurso empreendedor.Resumen
Nos últimos anos as discussões sobre empreendedorismo no Brasil têm se intensificado, ocorrendo um aumento na produção de conhecimento acerca do tema (AVILA et. al, 2014), com a ampliação de programas de apoio, cursos especializados, publicações, eventos e pesquisas (VALE, CORREA e REIS, 2014). Neste processo, o tema incorpora-se às grades curriculares das instituições do ensino superior, como por exemplo, por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração que sugerem um perfil para o administrador que desenvolva, entre outros pontos, uma capacidade empreendedora (SARAIVA, 2007). Assim, estas instituições passam a promover o empreendedorismo em diferentes iniciativas: concursos de ideias de negócio, incubadoras de empresas, investimentos em novas metodologias para formação empreendedora e incentivo à criação de empresas juniores (CASEIRO e SANTOS, 2012). Neste contexto, a presente pesquisa tem por objetivo identificar em que medida a experiência de trabalho em uma Empresa Júnior contribui para o desenvolvimento de um perfil empreendedor. De agosto a outubro de 2013, foram entrevistados dezenove alunos da Empresa Júnior PUC Rio. Os discursos analisados indicam que a empresa estimula o desenvolvimento das competências empreendedoras por meio de fatores como liberdade e autonomia, tolerância ao erro, diversidade de aprendizado, desafios constantes e iniciativas inovadoras.Descargas
Publicado
2016-07-07
Cómo citar
Menezes, B. F. R., & Costa, A. de S. M. da. (2016). Discurso, Experiência de Trabalho e Formação Empreendedora: Um Estudo sobre a Empresa Junior PUC-Rio. Revista ADM.MADE, 20(1), 79–105. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/1357
Número
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Artigos
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