Referências fundamentais da pesquisa em Economia Criativa no Brasil: da perspectiva histórica às teorias brasileiras e suas influências - estudo bibliométrico
Palabras clave:
Economia criativa, Cultura, Comunicação, Referências, Análise bibliométricaResumen
Este artigo tem por objetivo analisar as referências bibliográficas listadas nas pesquisas em economia criativa da pós-graduação brasileira e apresentar os resultados de um estudo bibliométrico desses dados. Foram consideradas 273 teses e dissertações indexadas nas bases de dados IBICT e CAPES e recuperadas em uma revisão de escopo. Foram extraídas e tabuladas manualmente as referências de cada trabalho, resultando em 17.444 registros bibliográficos. Com a análise dos dados através da bibliometria, foram identificados os 15 autores e os 15 títulos mais citados. Como resultado, além da apresentação das referências mais relevantes no tema para otimizar pesquisas futuras, constatou-se a coexistência de referências internacionais que deram origem à noção de economia criativa como o livro seminal de Howkins e os relatórios da UNCTAD, junto de referências nacionais que refletem as tentativas de, durante os primeiros 15 anos do século XXI no Brasil, trabalhar com a noção de economia da cultura. Outra conclusão relevante que merece destaque é a presença forte de Ana Carla Fonseca, mulher brasileira cujo conhecimento e dedicação à economia criativa tem reconhecido mérito. Por fim, destacam-se algumas obras fundamentais de autores como Bourdieu, Castells e Bardin cuja influeÌ"šncia tem razoÌÆ’es especiÌÂficas, de ordem metodoloÌÂgica ou socioloÌÂgica.
Publicado
Versiones
- 2023-06-30 (2)
- 2023-06-30 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.