Referências fundamentais da pesquisa em Economia Criativa no Brasil: da perspectiva histórica às teorias brasileiras e suas influências - estudo bibliométrico

Autores

  • Florence Marie Dravet Universidade Católica de Brasí­lia
  • Beatriz Chaves Universidade Católica de Brasí­lia
  • Gabriela Pereira de Sousa Universidade Católica de Brasí­lia
  • Maria Eduarda Alvares Zaranza Universidade Católica de Brasí­lia
  • Pedro Mendes Borges Universidade Católica de Brasí­lia

Palavras-chave:

Economia criativa, Cultura, Comunicação, Referências, Análise bibliométrica

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as referências bibliográficas listadas nas pesquisas em economia criativa da pós-graduação brasileira e apresentar os resultados de um estudo bibliométrico desses dados. Foram consideradas 273 teses e dissertações indexadas nas bases de dados IBICT e CAPES e recuperadas em uma revisão de escopo. Foram extraídas e tabuladas manualmente as referências de cada trabalho, resultando em 17.444 registros bibliográficos. Com a análise dos dados através da bibliometria, foram identificados os 15 autores e os 15 títulos mais citados. Como resultado, além da apresentação das referências mais relevantes no tema para otimizar pesquisas futuras, constatou-se a coexistência de referências internacionais que deram origem à noção de economia criativa como o livro seminal de Howkins e os relatórios da UNCTAD, junto de referências nacionais que refletem as tentativas de, durante os primeiros 15 anos do século XXI no Brasil, trabalhar com a noção de economia da cultura. Outra conclusão relevante que merece destaque é a presença forte de Ana Carla Fonseca, mulher brasileira cujo conhecimento e dedicação à economia criativa tem reconhecido mérito. Por fim, destacam-se algumas obras fundamentais de autores como Bourdieu, Castells e Bardin cuja influeÌ"šncia tem razoÌÆ’es especiÌÂficas, de ordem metodoloÌÂgica ou socioloÌÂgica.

Biografia do Autor

Florence Marie Dravet, Universidade Católica de Brasí­lia

Professora do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação eEconomia Criativa da Unviersidade de Brasí­lia

Beatriz Chaves, Universidade Católica de Brasí­lia

Mestranda do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação eEconomia Criativa da Unviersidade de Brasí­lia.

Gabriela Pereira de Sousa, Universidade Católica de Brasí­lia

Graduanda em Jornalismo da Universidade Católica de Brasí­lia

Maria Eduarda Alvares Zaranza, Universidade Católica de Brasí­lia

Graduanda em Jornalismo da Universidade Católica de Brasí­lia

Pedro Mendes Borges, Universidade Católica de Brasí­lia

Graduando em Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasí­lia

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Publicado

2023-06-30 — Atualizado em 2023-06-30

Versões

Como Citar

Dravet, F. M., Chaves, B., de Sousa, G. P., Zaranza, M. E. A., & Borges, P. M. (2023). Referências fundamentais da pesquisa em Economia Criativa no Brasil: da perspectiva histórica às teorias brasileiras e suas influências - estudo bibliométrico. Revista ADM.MADE, 26(3), 01–13. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/11102