Escolas de Governo e a Profissionalização do Servidor Público: Estudo dos Casos da Escola de Serviço Público do Estado do Amazonas - ESPEA e da Fundação Escola de Serviço Público Municipal de Manaus - FESPM

Authors

  • Deborah Moraes Zouain
  • Maryângela Aguiar Bittencourt

Keywords:

administração pública, escolas de governo, servidores públicos.

Abstract

Na década de 1980 defendia-se enfaticamente a existência e a definição de um perfil ideal de profissional para a administração pública. Hoje, o discurso mudou, já que, nos anos de 1990, o avanço tecnológico e o rearranjo das fronteiras econômico-culturais derivadas do processo de globalização aceleraram o grau de mudanças e a complexidade instalada no interior das organizações. Com isso, tem-se evidenciado a necessidade de qualificar não somente aqueles que participam diretamente do funcionamento do Estado, mas também dos que tomam as decisões e dos que as influenciam. Este trabalho toma, como estudo de casos, as experiências da Escola de Serviço Público do Estado do Amazonas - ESPEA e da Fundação Escola de Serviço Público Municipal de Manaus - FESPM, duas escolas voltadas para a formação do servidor público, situadas na cidade de Manaus (AM). A análise dos dados levantados por meio de entrevistas com os diretores, os professores e os alunos revelou que grande parte dos cursos oferecidos por essas escolas estão mais voltados para melhorar a eficiência dos servidores no desempenho de suas atividades do que para capacitá-los para melhor compreender sua participação na construção de um modelo mais eficaz de Administração Pública.

Published

2010-12-17

How to Cite

Moraes Zouain, D., & Aguiar Bittencourt, M. (2010). Escolas de Governo e a Profissionalização do Servidor Público: Estudo dos Casos da Escola de Serviço Público do Estado do Amazonas - ESPEA e da Fundação Escola de Serviço Público Municipal de Manaus - FESPM. Revista ADM.MADE, 14(2), 75–94. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/83

Issue

Section

Artigos