Velha é a vovozinha: uma análise interpretativa do consumo e estigma associado à identidade de idade de mulheres após os 65 anos

Authors

  • Ruane Pereira Cordeiro UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
  • SEVERINO JOAQUIM NUNES PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
  • Andre Henrique Sousa Barros UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
  • Natassia de Melo Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Keywords:

consumo, identidade de idade, estigma

Abstract

A terceira idade está crescendo interessada em consumir diversos produtos e serviços, como viagens, restaurantes e cursos, mas o mercado associa, a esses indiví­duos, o estereótipo negativo da idade, como os de que são doentes, debilitados e incapazes. Além disso, difunde a ideia de que os sinais do envelhecimento devem ser postergados pelas mulheres, pois as marcas do tempo no corpo são consideradas estigma visí­veis. Diante disso, o mercado constrói identidade estigmatizada sobre a terceira idade. Com o objetivo de analisar como mulheres entre 65 e 75 anos lidam com o estigma associado à identidade de idade por meio de suas práticas de consumo, a presente pesquisa relaciona-se à vertente da Consumer Culture Theory (CCT) que considera que o mercado dispõe de recursos materiais e simbólicos que, quando apropriados pelos indiví­duos, os auxiliam na construção das suas identidades. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista em profundidade com 11 mulheres da região metropolitana do Rio de Janeiro, e as evidências foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontam que há um enfrentamento à identidade de idade construí­da socialmente, relacionada ao estereótipo negativo de dependência, de doença, de debilidade e de feiura.

Author Biographies

Ruane Pereira Cordeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Mestrado em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) 

Graduação em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) 

SEVERINO JOAQUIM NUNES PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

 

Professor Adjunto de Marketing da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) do Departamento de Administração e Turismo (IM-DAT) e do  mestrado em Administração - PPGA/MA - UFRRJ

 


Andre Henrique Sousa Barros, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Mestrando em Administração da PPGA/MAA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) 

Natassia de Melo Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Mestre pela UFRRJ

Published

2017-08-31

How to Cite

Cordeiro, R. P., PEREIRA, S. J. N., Barros, A. H. S., & Gomes, N. de M. (2017). Velha é a vovozinha: uma análise interpretativa do consumo e estigma associado à identidade de idade de mulheres após os 65 anos. Revista ADM.MADE, 21(1), 1–16. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/2957

Issue

Section

Artigos