Escolas de Governo e a Profissionalização do Servidor Público: Estudo dos Casos da Escola de Serviço Público do Estado do Amazonas - ESPEA e da Fundação Escola de Serviço Público Municipal de Manaus - FESPM
Palavras-chave:
administração pública, escolas de governo, servidores públicos.Resumo
Na década de 1980 defendia-se enfaticamente a existência e a definição de um perfil ideal de profissional para a administração pública. Hoje, o discurso mudou, já que, nos anos de 1990, o avanço tecnológico e o rearranjo das fronteiras econômico-culturais derivadas do processo de globalização aceleraram o grau de mudanças e a complexidade instalada no interior das organizações. Com isso, tem-se evidenciado a necessidade de qualificar não somente aqueles que participam diretamente do funcionamento do Estado, mas também dos que tomam as decisões e dos que as influenciam. Este trabalho toma, como estudo de casos, as experiências da Escola de Serviço Público do Estado do Amazonas - ESPEA e da Fundação Escola de Serviço Público Municipal de Manaus - FESPM, duas escolas voltadas para a formação do servidor público, situadas na cidade de Manaus (AM). A análise dos dados levantados por meio de entrevistas com os diretores, os professores e os alunos revelou que grande parte dos cursos oferecidos por essas escolas estão mais voltados para melhorar a eficiência dos servidores no desempenho de suas atividades do que para capacitá-los para melhor compreender sua participação na construção de um modelo mais eficaz de Administração Pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.