O Olhar Antropológico do Marketing: Contribuições da Antropologia do Consumo ao Entendimento do Sistema de Produção de Bens e do Comportamento do Consumidor
Palavras-chave:
cultura, consumo, produção simbólica, comportamento do consumidor.Resumo
O consumo é uma prática material e simbólica que expressa pertencimento social, bem como reproduções e contradições sociais nas quais as relações de mercado estão imersas. O objetivo deste ensaio teórico é apresentar como a abordagem antropológica da produção e da comunicação de produtos e de serviços contribui para a compreensão do fenômeno do consumo, enfatizando, em especial, sua principal contribuição às pesquisas em marketing de que as relações de consumo possuem dimensões culturais, simbólicas e coletivas. Para tanto, inicialmente apresentamos como a abordagem antropológica de estudos sobre o consumo contribuem para o entendimento da dinâmica mercadológica, em especial do comportamento dos consumidores. A seguir, discutimos suas implicações no que se refere à produção de bens e serviços. Ao final, apresentamos contribuições deste estudo às pesquisas em marketing, enfatizando contribuições da antropologia do consumo no que se refere ao entendimento dos significados culturais implícitos nas relações de mercado, das representações dos bens e dos serviços na vida e nas relações sociais dos consumidores, bem como dos aspectos associados à decisão de aquisição, ou não, destes bens e serviços. Em último caso, pode possibilitar a compreensão sobre conflitos e descontinuidades das relações dos consumidores com as organizações, bem como de movimentos de resistência ao consumo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.