Estágio Docência: Reflexões sobre o Tornar-se Professor de Administração
Palavras-chave:
Estágio docência, Formação docente, Reflexão, AprendizagemResumo
Este trabalho contempla a reflexão de um grupo de estudantes de pós-graduação em Administração de uma universidade pública do estado de Santa Catarina sobre a formação e a prática docente por eles vivenciada, em um projeto de extensão de curso complementar em Administração. No referencial teórico o artigo aborda conceitos sobre educação, sobre o papel do professor e sobre a formação docente, contextualizando o papel do estágio docente nessa trajetória formativa nos cursos de pós-graduação em Administração. Partindo da experiência vivenciada e da reflexão sobre o estágio docente por esse grupo de estudantes, o método utilizado de coleta de dados foi o grupo focal e reflexões coletivas, a partir de experiências semelhantes. Na reflexão realizada ficou evidente a importância de maiores preparo e apoio aos novos docentes, por meio de disciplinas e de cursos de docência, da necessidade de maior troca de experiências com outros docentes, da sistematização de experiências anteriores, e da necessidade de gerar mais espaços e formas de reflexões sobre as práticas docentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.