Made in China: um Estudo sobre o "Efeito Paí­s de Origem" na Introdução da Montadora Chery no Brasil

Autores

  • Ana Beatriz Campos Neves Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Pérola Christina Barros Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maribel Carvalho Suarez Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

efeito paí­s de origem, automóveis, Chery, netnografia.

Resumo

O presente estudo investiga o efeito de paí­s de origem no processo de introdução de marcas em novos contextos nacionais, a partir da análise do caso da marca Chery e de sua chegada ao mercado brasileiro. Para isso, utiliza-se abordagem qualitativa, a partir da netnografia, com o objetivo de compreender como as comunidades relacionadas à Chery elaboram significados positivos e negativos em relação à marca. A pesquisa evidencia que a marca Chery esteve fortemente associada à China, algo que pode ter sido reforçado pela entrada simultânea de outras montadoras chinesas no paí­s (JAC e Lifan). O trabalho propõe uma tipologia de consumidores a partir de duas dimensões distintas: i) relação do consumidor internauta com a marca, e ii) conhecimento técnico a respeito de carros. Assim, descreve os perfis "apaixonado", "embaixador", "revoltado" e "depreciador". O trabalho analisa ainda a estratégia de oferta de carro completo, e como ela é discutida a partir do conceito de cidadania e do direito do consumidor.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Campos Neves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Administração do Instituto COPPEAD de Pós-Gradução em Administração.

Pérola Christina Barros Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda do curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional e bolsista de iniciação cientí­fica do Centro de Estudos em Consumo, do COPPEAD/UFRJ.

Maribel Carvalho Suarez, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-RJ. É professora adjunta do COPPEAD e pesquisadora do Centro de Estudos em Consumo, onde desenvolve pesquisas nas áreas de Marketing e Comportamento do Consumidor.

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Publicado

2014-03-17

Como Citar

Campos Neves, A. B., Barros Dias, P. C., & Carvalho Suarez, M. (2014). Made in China: um Estudo sobre o "Efeito Paí­s de Origem" na Introdução da Montadora Chery no Brasil. Revista ADM.MADE, 17(3), 149–168. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/772

Edição

Seção

Artigos