O Trabalho Docente Durante A Pandemia da Covid-19: Desamparo e Precarização no "Novo" Cotidiano dos Professores Universitários

Autores

  • Christian Kazuo Fuzyama PUC-Rio
  • Alane de Oliveira Barbosa PUC-Rio
  • Renato Cuenca PUC-Rio
  • Marcus Rodrigues Peixoto PUC-Rio
  • Bruna Oliveira Rosa PUC-Rio

Palavras-chave:

trabalho docente, pandemia, labor process theory

Resumo

Nos últimos anos, o trabalho docente tem sido marcado pela precarização e intensificação do trabalho. Com a pandemia do Covid-19, diversas mudanças nas dinâmicas de trabalho tiveram que ser implementadas em caráter emergencial ampliando o cenário de precarização e intensificação do trabalho já registrados. Este estudo objetivou analisar as experiências de trabalho vivenciadas por 13 professores universitários da rede privada de ensino superior (IPES) ao migrarem da modalidade presencial para a virtual no contexto pandêmico. A partir da lente teórica da Labor Process Theory (LPT) e de literatura sobre a educação no Brasil, observou-se que o trabalho docente foi marcado por intensificação e pelo desamparo das IPES à categoria e do uso do WhatsApp como forma de controle e vigilância. Também se observou o aumento da preocupação da categoria sobre o futuro do ensino e do trabalho docente. O artigo contribui com o debate e problematização das condições laborais, de controle e exploração da força de trabalho docente, bem como expande o debate acerca do deslocamento do locus de trabalho das empresas para as residências dos trabalhadores. 

Biografia do Autor

Christian Kazuo Fuzyama, PUC-Rio

Graduado em Administração de empresas pela UFRRJ, Mestre em Administração de empresas pela PUC-Rio e aluno de Doutorado em Administração de empresas pela PUC-Rio.

Alane de Oliveira Barbosa, PUC-Rio

Graduada em Engenharia Civil pela UFPB, Mestrado em Administração de empresas pela PUC-Rio e aluna de Doutorado em Administração de empresas pela PUC-Rio.

Renato Cuenca, PUC-Rio

Bacharel em Economia pela PUC-SP, Mestrado em Administração de empresas pela PUC-Rio e aluno de Doutorado em Administração de empresas pela PUC-Rio.

Marcus Rodrigues Peixoto, PUC-Rio

Graduação em Economia (Unicamp), Mestrado em Administração de Empresas (IMD-Suí­ça), Mestrado em Inovação e Desenvolvimento (UniFG) e Doutorando em Administração de Empresas (PUC-Rio)

Bruna Oliveira Rosa, PUC-Rio

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros, Mestre em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ e aluna de Doutorado em Administração de empresas pela PUC-Rio.

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Publicado

2022-10-14

Como Citar

Fuzyama, C. K., Barbosa, A. de O., Cuenca, R., Peixoto, M. R., & Rosa, B. O. (2022). O Trabalho Docente Durante A Pandemia da Covid-19: Desamparo e Precarização no "Novo" Cotidiano dos Professores Universitários. Revista ADM.MADE, 25(2). Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/10651

Edição

Seção

Artigos