Sustentabilidade Ambiental e Logística Reversa: Análise das Redes de Reciclagem de Óleo de Cozinha na Região Metropolitana de São Paulo
Mots-clés :
Reciclagem de óleo de cozinha, Redes de reciclagem, Logística reversa, Organizações não governamentais.Résumé
A reciclagem de óleo de cozinha vem ganhando importância à medida que a sociedade começa a perceber os benefícios ambientais, econômicos e sociais desta atividade. O seu reaproveitamento tem evitado o descarte inadequado e fomentado ganhos econômicos e sociais, tanto pela valorização do resíduo como matéria-prima, quanto pela possibilidade de geração de emprego e de renda. Este estudo tem, como objetivo, analisar como são formadas as redes de reciclagem de óleo de cozinha, de forma a identificar algumas iniciativas de coleta e de reutilização, além de entender o processo de formação e de ampliação das redes. Atualmente algumas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e Organizações não Governamentais (ONGs) estão disseminando essa ideia e formando redes de reciclagem entre fornecedores de óleo usado (que é o consumidor final), pontos de coleta, beneficiadores (que são as empresas que coletam, que filtram e que vendem o produto) e empresas que o utilizam como matéria-prima para vários fins. Esse estudo analisou duas dessas organizações - uma OSCIP e uma ONG - com a perspectiva de elaborar um panorama das iniciativas de coleta e de reaproveitamento de óleo residual de cozinha no Brasil e das redes que estão se formando em torno dessas iniciativas.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.