O Que Querem os Analistas de Sistemas? Expectativas, Identificações e Vínculos com o Trabalho e com as Organizações
Mots-clés :
identidade, profissionais de TI, teoria da identidade social.Résumé
O presente trabalho procura discutir alguns dos efeitos provocados pelas mudanças nas relações de trabalho nos processos de identificação e de construção de identidade dos profissionais que atuam na área de tecnologia da informação. O estudo de caso realizado com 10 analistas de sistemas buscou (1) conhecer os valores, princípios, crenças e ideais que favorecem a identificação dos profissionais com a sua profissão e com as empresas onde trabalham ou trabalharam; e (2) descrever os efeitos das mudanças nas relações de trabalho sobre esses mesmos valores, princípios, crenças e ideais. A abordagem teórica partiu dos pressupostos da Teoria da Identidade Social, de Tajfel (1974), onde se propõe que as identidades sociais construídas pelo sujeito buscam preservar sua autoestima e reduzir suas incertezas. As evidências, de natureza qualitativa, foram coletadas por meio da triangulação de entrevistas semiestruturadas em profundidade, da observação direta e da consulta a documentos e a registros de arquivo. Os resultados sugerem que as mudanças das relações de trabalho, derivadas da evolução e o do barateamento da tecnologia, levaram a aumento na quantidade de profissionais disponíveis no mercado, o que diminuiu o status da profissão e reduziu o poder de barganha dos profissionais, frustrando as expectativas que os analistas de sistemas nutriam em relação a destaque, prestígio, diferenciação e reconhecimento. As entrevistas revelam que a organização ainda é palco onde o profissional busca reconhecimento público, sendo este fundamental para a adesão dos profissionais à organização e à construção de suas identidades; os profissionais destacam o prazer proporcionado pelo ofício e alimentado pelo reconhecimento, pela legitimação e pela cooperação entre pares.
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