A Universidade como (Re)Produtora de Estruturas de Significados: uma Análise Semiótica Institucional
Mots-clés :
institucionalismo, semiótica, semiótica institucional, universidade.Résumé
O artigo tem por objetivo apresentar evidências simbólicas do processo de institucionalização a que são submetidos estudantes de Administração durante sua formação universitária. Alinhando-se a vertente da semiótica institucional, busca contribuir simultaneamente para o avanço do conhecimento acerca de instituições no Brasil e para o atendimento às recentes demandas de acadêmicos brasileiros por pesquisas direcionadas para a investigação de representações sobre a profissão de administrador por estudantes de graduação. Assim, solicitou-se, a duas turmas de alunos de Administração de uma instituição pública federal de ensino superior localizada na cidade do Rio de Janeiro, que elaborassem colagens tendo como título a expressão "Eu, administrador". Foram obtidas 86 colagens, sendo 40 de autoria de alunos do 2º período e 46 elaboradas por estudantes do 7º período do curso. Os resultados da pesquisa empírica - que se seguiu a uma revisão bibliográfica desenvolvida a partir dos temas da teoria institucional, do novo institucionalismo, da institucionalização nos sistemas de formação de administradores e da pesquisa semiótica institucional - sugerem que, na faculdade e no estágio profissional, opera um importante processo de institucionalização. A pesquisa também mostrou que as representações dos alunos ingressantes revelaram uma gama maior de possibilidades simbólicas, enquanto que somente os estudantes em final de curso tiveram suas construções mais plenamente associadas aos simbolismos mais óbvios. Pode-se levantar a proposição de que essa diferença se deva à institucionalização perpetrada ao longo dos três anos que separam os dois grupos de sujeitos.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.