Estratégia de Desenvolvimento de Produtos no Agronegócio: um Estudo em Produtos Orgânicos

Auteurs-es

  • Graziela Oste Graziano Cremonezi UNIMEP - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
  • Nadia Kassouff Pizzinatto UNIMEP - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
  • Valéria Rueda Elias Spers UNIMEP - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA

Mots-clés :

Marketing do Agronegócio, Estratégia de Desenvolvimento de Produto, Produtos Orgânicos.

Résumé

Os produtos orgânicos, tema deste estudo, estão voltados à busca de uma melhor qualidade de vida e da preservação do meio ambiente, pois  não usam agrotóxicos e  são obtidos em sistemas sustentáveis. Este trabalho buscou investigar a incidência da utilização da estratégia de desenvolvimento de produtos no setor do agronegócio orgânico, pela identificação do perfil da oferta do composto de produtos orgânicos no Paí­s, tanto os in natura quanto os derivados de processamento industrial. Utilizou-se da pesquisa exploratória para o levantamento dos produtores certificados em cada estado brasileiro, tomando por amostra não probabilí­stica por conveniência os 354 produtores certificados pelo Instituto Biodinâmico (IBD). Como resultado, apresenta uma análise da incidência da adoção da estratégia de desenvolvimento de produtos pelos produtores, ao assumir a industrialização dos produtos orgânicos, bem como da composição da oferta dos produtos orgânicos in natura nos diversos estados do Paí­s. 

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Publié-e

2012-07-17

Comment citer

Oste Graziano Cremonezi, G., Kassouff Pizzinatto, N., & Rueda Elias Spers, V. (2012). Estratégia de Desenvolvimento de Produtos no Agronegócio: um Estudo em Produtos Orgânicos. Revista ADM.MADE, 15(3), 85–99. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/208

Numéro

Rubrique

Artigos