A "Felicidade" Ilusória dos Comedores das Flores de Lótus - um Ensaio sobre as Relações entre Modernidade, Publicidade e Resistência

Auteurs-es

  • Fernanda Miranda Vasconcellos Motta
  • Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão

Mots-clés :

Teoria Crí­tica, cultura de massa, Dialética do Esclarecimento, Estudos Crí­ticos em Administração.

Résumé

A teoria crí­tica formulada pelos teóricos da Escola de Frankfurt da primeira geração contém uma série de denúncias sobre a "irracionalidade" contida no projeto de civilização moderna. Os autores abordam o fenômeno de emergência da Indústria Cultural e avaliam as formas por meio das quais ela contribui para o estabelecimento de um estilo de vida ilusório e prejudicial ao efetivo desenvolvimento humano e social.  O objetivo deste trabalho consiste em se evidenciar todo este esforço reflexivo empreendido pelos filósofos de Frankfurt, buscando-se compreender como as técnicas publicitárias, inseridas no contexto da Indústria Cultural, são apropriadas como instrumentos de dominação e de controle social. O ponto de partida para este estudo é a obra Dialética do Esclarecimento, de Horkheimer e Adorno. Adicionalmente, são tomados em consideração os movimentos contemporâneos de resistência que adotam técnicas publicitárias para realizarem o caminho inverso: levar os indiví­duos a uma conscientização quanto aos malefí­cios do sistema e contribuir para o processo de emancipação destes. O alcance desses movimentos em termos polí­ticos é avaliado, tomando-se como base as considerações de Herbert Marcuse a este respeito.

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Publié-e

2009-06-04

Comment citer

Motta, F. M. V., & Maranhão, C. M. S. de A. (2009). A "Felicidade" Ilusória dos Comedores das Flores de Lótus - um Ensaio sobre as Relações entre Modernidade, Publicidade e Resistência. Revista ADM.MADE, 13(1), 1–19. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/14

Numéro

Rubrique

Artigos