Cultura Material e Materialismo: Explorando os Valores, os Significados, as Caracterí­sticas e as Influências no Consumo de Joias

Auteurs-es

  • Paula Karina Salume Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Marcelo de Rezende Pinto Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Liliane de Oliveira Guimarães Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Mots-clés :

Consumo de Joias, Cultura Material, Valor Percebido, Significados

Résumé

O artigo apresenta e discute resultados de uma pesquisa empí­rica com uma amostra de consumidores cujo objetivo foi investigar a relação entre materialismo e outros aspectos importantes no consumo de joias. Na revisão da literatura, priorizou-se discussões atinentes à questão da cultura material e aos pontos considerados relevantes no consumo de joias. Para atingir os resultados propostos, foi implementado um survey on line. Ao final da coleta, obteve-se 216 questionários válidos. Os dados foram analisados por meio de técnicas estatí­sticas como análise de regressão, análise de cluster e teste t. Os resultados sinalizaram que existem evidências estatí­sticas quanto à relação entre o construto materialismo e os construtos valor, significados, caracterí­sticas e influências no consumo de joias, o que parece estar de acordo com a literatura relacionada à cultura material.

Bibliographies de l'auteur-e

Paula Karina Salume, Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda em Administração pelo PPGA PUC Minas

Marcelo de Rezende Pinto, Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor e Mestre em Administração pelo CEPEAD/UFMG. Professor do PPGA/PUC Minas

Liliane de Oliveira Guimarães, Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Administração pela FGV/SP. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas

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Publié-e

2017-05-13

Comment citer

Salume, P. K., Pinto, M. de R., & Guimarães, L. de O. (2017). Cultura Material e Materialismo: Explorando os Valores, os Significados, as Caracterí­sticas e as Influências no Consumo de Joias. Revista ADM.MADE, 20(3), 43–61. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/1366

Numéro

Rubrique

Artigos