Imagens Coloniais na Contemporaneidade: Um Estudo Decolonial Acerca de Propagandas Turísticas Relacionadas à África
Mots-clés :
Decolonialismo, racismo, colonialidade, propaganda, África.Résumé
O presente estudo teve como propósito compreender, por meio de uma perspectiva decolonial, como consumidores brasileiros reproduzem discursos colonialistas sobre a África a partir de propagandas que retratam países do continente em questão. Para alcançar tal objetivo, foram feitas 15 entrevistas em profundidade, de forma que os entrevistados pudessem discutir suas impressões a respeito de propagandas de agências de turismo e intercâmbio brasileiras com imagens de destinos no continente africano. A análise mostra como os entrevistados reproduzem os discursos colonialistas quando representam o continente africano de maneira estereotipada, adotando uma postura de benevolência em relação à África e os africanos, como se pudessem ajudar a amenizar seus atrasos. Acreditam também que o continente tem diferenças entre suas regiões ao norte e ao sul, imaginando os países mais próximos à Europa como sendo mais desenvolvidos dada a influência que sofreram dos europeus. Há, todavia, entendimentos de que as imagens retratadas nas propagandas não refletem a real natureza diversa e complexa da África. Entretanto, para que as distorções carregadas por consumidores sobre o continente africano e o seu povo possam ser corrigidas, a área de marketing precisa ser mais consciente do seu papel de informar adequadamente tais realidades.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.