Imagens Coloniais na Contemporaneidade: Um Estudo Decolonial Acerca de Propagandas Turí­sticas Relacionadas à África

Auteurs-es

  • Roberta Veloso Cardoso PUC-Rio
  • Míriam de Souza Ferreira PUC-Rio
  • Thuanne Figueiredo Baptista PUC-Rio
  • Marcus Wilcox Hemais PUC-Rio

Mots-clés :

Decolonialismo, racismo, colonialidade, propaganda, África.

Résumé

O presente estudo teve como propósito compreender, por meio de uma perspectiva decolonial, como consumidores brasileiros reproduzem discursos colonialistas sobre a África a partir de propagandas que retratam paí­ses do continente em questão. Para alcançar tal objetivo, foram feitas 15 entrevistas em profundidade, de forma que os entrevistados pudessem discutir suas impressões a respeito de propagandas de agências de turismo e intercâmbio brasileiras com imagens de destinos no continente africano. A análise mostra como os entrevistados reproduzem os discursos colonialistas quando representam o continente africano de maneira estereotipada, adotando uma postura de benevolência em relação à África e os africanos, como se pudessem ajudar a amenizar seus atrasos. Acreditam também que o continente tem diferenças entre suas regiões ao norte e ao sul, imaginando os paí­ses mais próximos à Europa como sendo mais desenvolvidos dada a influência que sofreram dos europeus. Há, todavia, entendimentos de que as imagens retratadas nas propagandas não refletem a real natureza diversa e complexa da África. Entretanto, para que as distorções carregadas por consumidores sobre o continente africano e o seu povo possam ser corrigidas, a área de marketing precisa ser mais consciente do seu papel de informar adequadamente tais realidades.

Téléchargements

Publié-e

2022-10-14

Comment citer

Cardoso, R. V., Ferreira, M. de S., Baptista, T. F., & Hemais, M. W. (2022). Imagens Coloniais na Contemporaneidade: Um Estudo Decolonial Acerca de Propagandas Turí­sticas Relacionadas à África. Revista ADM.MADE, 25(2). Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/10252

Numéro

Rubrique

Artigos