"Quem mais veste Prada?" Psicopatas Corporativos e Assédio Moral no Trabalho

Autores/as

  • Cintia R. O. Medeiros Universidade Federal de Uberlandia
  • Valdir Machado Valadão Junior Universidade Federal de Uberlândia
  • Miriam de Castro Possas Universidade Federal de Uberlandia

Palabras clave:

cultura, psicopata corporativo, assédio moral.

Resumen

O tema deste artigo centra-se na figura do psicopata corporativo e no contexto do assédio moral no trabalho. Assumindo que a arte cinematográfica espelha a realidade, utilizamos a análise fí­lmica para discutir as implicações da presença de psicopatas corporativos nas organizações. Os procedimentos metodológicos foram orientados pela abordagem qualitativa, e utilizamos a técnica de análise fí­lmica. Caracterizando-se como uma pesquisa documental, visto que analisamos o filme "O Diabo Veste Prada", buscamos compreender, no enredo do filme, o contexto no qual o psicopata corporativo atua, associando-o com a situação de assédio moral no trabalho, destacando suas caracterí­sticas, o perfil da ví­tima, o perfil do (a) agressor(a) e os mecanismos utilizados por ele(a). Como resultados, apontamos as aproximações entre o conhecimento gerado sobre o contexto de atuação do psicopata corporativo e sua representação no cinema.

Biografía del autor/a

Cintia R. O. Medeiros, Universidade Federal de Uberlandia

Doutora em Administração pela FGV, Mestre em Administração, Professora  da Universidade Federal de Uberlândia.

Publicado

2015-06-02

Cómo citar

Medeiros, C. R. O., Valadão Junior, V. M., & Possas, M. de C. (2015). "Quem mais veste Prada?" Psicopatas Corporativos e Assédio Moral no Trabalho. Revista ADM.MADE, 19(1), 102–122. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/961

Número

Sección

Artigos