Tecnologias Móveis e Inovação em Serviços: um Estudo em Empresas Francesas

Autores/as

  • Elaine Tavares COPPEAD/UFRJ
  • Cristina Castro-Lucas Universidade de Brasí­lia
  • Pierre-Yves Leo Centre d"Etude et de Recherche en Gestion Aix Marseille (CERGAM-MI) - Université Paul Cézanne Aix-Marseille III
  • Jean Philippe Centre d"Etude et de Recherche en Gestion Aix Marseille (CERGAM-MI) - Université Paul Cézanne Aix-Marseille III

Palabras clave:

tecnologias móveis, inovação, serviços, partial least square.

Resumen

As tecnologias móveis possibilitam novas formas de configuração do trabalho e de processos organizacionais, criando oportunidades para modelos inovadores de gestão. Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada com o objetivo de investigar as relações entre o uso de tecnologias móveis de informação e comunicação (MICTs) e as inovações em serviços. Foi testado modelo teórico que supõe que as MICTs influenciam positivamente a inovação de procedimentos e de mercado, de forma direta, e também por meio do desenvolvimento de capacidades internas e de mercado. O referencial teórico foi baseado principalmente na Teoria da Capacidade de Absorção (ACAP), a partir da análise das capacidades dinâmicas de conhecimento e de integração social. A fase empírica foi baseada em um survey, respondido por 51 gestores de empresas de serviços na França. Os dados coletados foram analisados -¹-¹usando a técnica de Partial Least Square. Os principais resultados desta investigação sugerem que, em alguns casos, as MICTs afetam diretamente a inovação. As tecnologias móveis podem também influenciar essa variável por meio do desenvolvimento de capacidades internas e de mercado. Isso vai variar de acordo com o tipo de tecnologia utilizada. 

Publicado

2014-11-05

Cómo citar

Tavares, E., Castro-Lucas, C., Leo, P.-Y., & Philippe, J. (2014). Tecnologias Móveis e Inovação em Serviços: um Estudo em Empresas Francesas. Revista ADM.MADE, 18(2). Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/733

Número

Sección

Artigos