Recursos de Poder e Estratégias de Conversão de Capitais: um Estudo Sobre o Campo do Mercado Fonográfico no Brasil

Autores/as

  • Leonardo Vasconcelos Cavalier Darbilly
  • Glauco Knopp
  • Marcelo Milano Falcão Vieira

Palabras clave:

campo do mercado fonográfico, tecnologia, música, relações de poder.

Resumen

O mercado fonográfico vem passando por mudanças significativas ao longo do tempo. O advento das novas tecnologias digitais, a pirataria virtual e a entrada de novos atores mudaram significativamente a estrutura do campo, ou seja, as posições relativas ocupadas pelos atores nesse espaço social. O foco desse trabalho são as estratégias colocadas em prática pelas organizações ligadas ao mercado fonográfico no Brasil e que permitem a elas o acúmulo do recurso de poder mais valioso dentro desse espaço: o capital econômico-financeiro. Realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo, e os dados foram analisados de forma descritivo-interpretativa. Os resultados mostram que, apesar de o capital econômico ser aquele que está no centro das ações das organizações produtoras de material fonográfico, ainda assim outros capitais de caráter não-econômico estão presentes e também são alvos de disputas no campo.

Publicado

2009-06-04

Cómo citar

Darbilly, L. V. C., Knopp, G., & Vieira, M. M. F. (2009). Recursos de Poder e Estratégias de Conversão de Capitais: um Estudo Sobre o Campo do Mercado Fonográfico no Brasil. Revista ADM.MADE, 13(1), 20–37. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/7

Número

Sección

Artigos