Estudos de Consumo: um Convite para a Riqueza e para a Simplicidade da Pesquisa de Rituais Brasileiros

Autores/as

  • Mariana Braga Nogueira Cupolillo Instituto COPPEAD de Administração (UFRJ)
  • Leticia Moreira Casotti Instituto COPPEAD de Administração (UFRJ)
  • Roberta Dias Campos Instituto COPPEAD de Administração (UFRJ)

Palabras clave:

rituais, cultura e consumo, comportamento do consumidor

Resumen

O objetivo deste ensaio teórico é explorar a presença de estudos sobre rituais no campo de comportamento do consumidor, enfatizando a sua contribuição às pesquisas brasileiras de estudos de consumo que possuem dimensões culturais, simbólicas e coletivas. Para tanto, posiciona-se historicamente o campo de estudo do comportamento do consumidor evidenciando-se a decorrente compreensão de temas antes não abarcados em seu domí­nio, como o dos rituais de consumo. Posteriormente, discute-se o conceito de ritual por diferentes autores da área de estudos de consumo, e também a acomodação do tema na Consumer Culture Theory (CCT). Ao final, o ensaio percorre estudos sobre rituais no Brasil, em destaque na área de Administração, e defende que seja dada maior relevância a esse tema, dada as diversidades existentes no Paí­s, para que melhor se entenda a sociedade de consumo brasileira. 

Biografía del autor/a

Mariana Braga Nogueira Cupolillo, Instituto COPPEAD de Administração (UFRJ)

Departamento de marketing e negócios internacionais

Leticia Moreira Casotti, Instituto COPPEAD de Administração (UFRJ)

Departamento de marketing e negócios internacionais

Roberta Dias Campos, Instituto COPPEAD de Administração (UFRJ)

Departamento de marketing e negócios internacionais

 

Publicado

2014-03-17

Cómo citar

Braga Nogueira Cupolillo, M., Moreira Casotti, L., & Dias Campos, R. (2014). Estudos de Consumo: um Convite para a Riqueza e para a Simplicidade da Pesquisa de Rituais Brasileiros. Revista ADM.MADE, 17(3), 27–46. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/650

Número

Sección

Artigos