Alinhamento Estratégico e Balanceamento da Performance: um Estudo a Partir da Percepção de Gerentes de Agências Bancárias

Autores/as

  • José Francisco Rezende
  • Antonio Roberto Ramos Nogueira

Palabras clave:

alinhamento estratégico, performance, controle gerencial, Balanced Scorecard.

Resumen

A partir de estudo de caso com suporte de análise multivariada, o artigo discute a percepção gerencial sobre o alinhamento estratégico e sobre o balanceamento da performance, via aplicação do Balanced Scorecard, na rede de agências de um grande banco brasileiro de varejo. A percepção foi identificada por meio de survey contendo sete blocos de proposições: coerência institucional, formalização do planejamento e controle, direcionamento de recursos humanos, direcionamento para o futuro, direcionamento da tecnologia da informação, benefí­cios no planejamento esperados com a utilização do Balanced Scorecard, e melhorias nos resultados obtidos a partir do Balanced Scorecard. O emprego da análise multivariada possibilitou identificar a existência de clusters distintos quanto à percepção gerencial quando considerado simultaneamente o conjunto de proposições dos diversos blocos do estudo; computar funções discriminantes capazes de estabelecer tipos de percepção gerencial; estabelecer os fatores que exercem maior influência sobre a percepção dos gerentes; e verificar a existência de associações significativas entre os macroconstrutos computados para cada um dos blocos de proposições.

Publicado

2013-03-20

Cómo citar

Rezende, J. F., & Ramos Nogueira, A. R. (2013). Alinhamento Estratégico e Balanceamento da Performance: um Estudo a Partir da Percepção de Gerentes de Agências Bancárias. Revista ADM.MADE, 16(3), 37–59. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/554

Número

Sección

Artigos