Uma Análise Crí­tica do Discurso de Educação Financeira: por uma Educação para Além do Capital

Autores/as

  • Viviane Franco Augustinis
  • Alessandra de Sá Mello da Costa
  • Denise Franca Barros

Palabras clave:

educação financeira, discursos organizacionais, análise crí­tica de discurso.

Resumen

Este artigo tem, por objetivo, analisar os discursos sobre educação financeira: (a) do governo brasileiro, por meio da sua Estratégia Nacional de Educação Financeira; (b) da empresa Mastercard, por meio do seu programa "Consumo Inteligente, Consumidor Consciente"; e (c) da Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE) por meio do projeto International Finantial Gateway. A metodologia utilizada para a análise dos dados coletados foi análise de discurso, o que tornou possí­vel o agrupamento dos objetos discursivos identificados em três categorias. A primeira, "Alinhando discursos", reúne objetos discursivos que identificam a existência de um movimento global, ideal e exemplar de educação financeira. A segunda, "Princí­pios de Educação Financeira", identificam princí­pios e recomendações referentes aos programas de educação financeira. A terceira, "Práticas de Educação Financeira", identificam as práticas tanto atuais e ideais dos programas de educação financeira. Como resultado, percebe-se a existência de significativas convergências nos discursos, como a padronização de princí­pios, de temas e de práticas de educação financeira; a atual complexidade dos mercados financeiros e a transferência de responsabilidade pela gestão dos recursos financeiros para os indiví­duos. Estas convergências permitem inferir que o elemento comum entre as organizações pesquisadas, no que diz respeito à educação financeira, seja a lógica liberal do livre mercado.

Publicado

2013-03-20

Cómo citar

Franco Augustinis, V., de Sá Mello da Costa, A., & Franca Barros, D. (2013). Uma Análise Crí­tica do Discurso de Educação Financeira: por uma Educação para Além do Capital. Revista ADM.MADE, 16(3), 79–102. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/553

Número

Sección

Artigos