Refletindo sobre a fenomenografia na prática de pesquisa qualitativa em organizações: pesquisador reflexivo e reflexão pública

Autores/as

  • Luís Phillipe da Silva Inglat Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Beatriz Quiroz Villardi Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Fenomenografia, pesquisa qualitativa, reflexão na ação, reflexão sobre a ação, pesquisador reflexivo

Resumen

O paradigma interpretacionista no campo dos estudos organizacionais significa uma alternativa à hegemonia das pesquisas de epistemologia funcionalista. Nesta postura epistemológica, insere-se a fenomenografia, abordagem teórica e metodológica de pesquisa que examina um fenômeno a partir de como os indiví­duos o vivenciam, o entendem e o concebem na prática. Devido à fenomenografia ser, ainda, pouco difundida no campo de administração no Brasil, desafios foram percebidos durante a realização de uma pesquisa fenomenográfica, no que tange à operacionalização do método, e provocaram reflexão do pesquisador. Por sua vez, este artigo visa a provocar a reflexão pública entre os pesquisadores sobre o conhecimento gerado pela adoção da fenomenografia numa pesquisa em organização pública. Para tanto, se compartilham os desafios percebidos e as decisões tomadas durante e após a experiência vivida no campo pelo pesquisador. Os resultados e o aprendizado alcançados pelo processo de refletir durante e após esta pesquisa qualitativa fenomenográfica explicitam a relação epistemologia/metodologia no delineamento de pesquisa aplicada em Administração, e, assim, podem subsidiar as decisões metodológicas de outros pesquisadores.

Biografía del autor/a

Luís Phillipe da Silva Inglat, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Mestre em Administração e graduado em Administração de Empresas e Pública pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Administrador do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Beatriz Quiroz Villardi, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora e mestre em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Publicado

2018-10-23

Cómo citar

Inglat, L. P. da S., & Villardi, B. Q. (2018). Refletindo sobre a fenomenografia na prática de pesquisa qualitativa em organizações: pesquisador reflexivo e reflexão pública. Revista ADM.MADE, 22(2), 62–79. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/5445

Número

Sección

Artigos